IFCE Morada Nova conquista 1º lugar no PecNordeste no segmento de Aquicultura e Pesca

Blog do  Amaury Alencar
0




 José Edvaldo da Silva e Francisco Dimitry Lima Souza, alunos do curso de Engenharia de Aquicultura do campus de Morada Nova do Instituto Federal do Ceará (IFCE), conquistaram o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados no PecNordeste 2021 – Seminário Nordestino de Pecuária, no segmento de Aquicultura e Pesca. A vigésima edição do evento ocorreu de forma online e abordou a temática da Assistência Técnica e Gerencial e sua importância no desenvolvimento das atividades do Agronegócio.

Orientados pelo professor Sérgio Almeida, os estudantes desenvolveram o trabalho intitulado “Análise da Sobrevivência de Pós-Larvas de Camarão submetidas a diferentes fontes de água”, que integra o trabalho de conclusão de curso (TCC) do discente José Edvaldo da Silva, previsto para ser apresentado em dezembro de 2021.

Sérgio Almeida destacou a relevância da pesquisa para o Vale do Jaguaribe, principalmente para os municípios de Morada Nova e Limoeiro do Norte que, ressalta o docente, apresenta grande potencial para o desenvolvimento da carcinicultura, utilizando água de baixa salinidade, tendo como principal fonte poços artesianos.

“O processo de aclimatação das pós-larvas, oriundas de laboratórios localizados na zona litorânea, é de fundamental importância para o sucesso da atividade, representando grande gargalo por parte dos pequenos produtores, que, muitas vezes, por falta de acompanhamento técnico, obtém baixas sobrevivências nos viveiros, acarretando em perdas econômicas e contribuindo com a queda da produtividade”, frisa. “Sendo conduzido de forma correta, o conhecimento tem contribuído com a melhora da produtividade e diminuição do tempo de cultivo, incentivando novos investidores”, acrescenta.

O professor também reconhece que a conquista dos alunos do campus tende a motivar novas participações de estudantes em pesquisas que, segundo ele, precisa ser incentivada desde os primeiros semestres da graduação. O envolvimento discente em eventos técnicos e de divulgação, afirma, é importante para complementar conhecimentos adquiridos em sala e também para buscar novas demandas de pesquisa junto ao setor privado.

Almeida coordena o grupo de pesquisas “Alternativas Tecnológicas para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca no Semiárido Nordestino”, ofertando vagas de estágio voluntário e inserindo estudantes em estágios obrigatórios e extracurriculares junto a empresas produtoras de camarão e peixes localizadas no Vale do Jaguaribe, aproximando os alunos da realidade prática da Aquicultura.

O evento

A programação técnico-científica de capacitação do PecNordeste envolveu sete segmentos da cadeia produtiva da pecuária: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura, Equinocultura e Suinocultura; bem como os segmentos da Fruticultura, da Cajucultura, da Floricultura e da Agroindústria, com a realização de palestras, mesas redondas e painéis.

O seminário é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae) e pelos sindicatos rurais.


                    Monólitos Post 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)