Jovens assentados em Araripe são contemplados com Casa de Farinha por meio do Projeto Paulo Freire

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A comunidade Serra de São Vicente, no município de Araripe, a 536 km de Fortaleza, recebeu do Governo do Ceará uma nova casa de farinha para apoiar o trabalho de 16 famílias beneficiadas com a atividade de mandiocultura para favorecer o beneficiamento da mandioca e melhorar o produto gerado. O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e o prefeito Cícero de Deus participaram da inauguração da casa de farinha.

“As mulheres são protagonistas na unidade da casa de farinha através do trabalho no beneficiamento, bem como na produção de subprodutos com a farinha e goma. Destas, oito famílias fornecem para os programas institucionais PAA e PNAE. A casa de farinha comercializará goma, farinha e subprodutos no mercado local do município e dos municípios vizinhos”, destacou Diniz.

No total foram investidos R$ 116.101,18, sendo, R$ 15.900,00 de contrapartida da comunidade. A Associação Comunitária dos Jovens Assentados da Serra São Vicente é a organização que faz a gerência dos recursos com apoio do Instituto Flor do Piqui, entidade que realizou a assessoria técnica contínua na comunidade.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire desenvolve ações que fortalecem a relação da mulher e do homem do campo com o território e a convivência com o semiárido. São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua presentes em 600 comunidades é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos implementados, beneficiando mais de 17.700 famílias no semiárido cearense.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)