Foto: Ascom Sesa
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), divulgou nesta sexta-feira (05) através do Governo do Estado do Ceará, a capacitação do Lacen de Juazeiro do Norte para realizar análises laboratoriais de alta complexidade, incluindo o diagnóstico para casos suspeitos de meningite na região do Cariri.
De acordo com a Sesa, o diagnóstico molecular das meningites (bacterianas e virais), é realizado por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), que possibilita a maior qualidade nas tomadas de decisão. Além do diagnóstico de meningites, a tecnologia também permite a detecção de 21 vírus causadores de doenças respiratórias.
A Sesa explica que a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e que pode ser causada por vírus ou bactérias. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação, o imunizante é um dos disponíveis na Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 30 de novembro no estado.
( Miséria)