Tarrafas é o primeiro município cearense a escolher sua patrona da Educação

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A Câmara Municipal de Tarrafas elegeu, na sessão desta quinta-feira (25 de novembro), sua patrona da Educação. O feito é inédito entre os municípios cearenses. A escolhida e homenageada é a professora Maria Luiza Leite. A ideia partiu do estudante de Jornalismo Wesley Guilherme, que descobriu a história da educadora durante pesquisa acadêmica sobre sua terra natal.


Maria Luiza nasceu em 31 de agosto de 1942. A educadora chegou a trabalhar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a primeira recenseadora de Tarrafas. Em 1976, Maria ficou responsável pelo Projeto Rondon, no qual universitários prestaram serviços no então distrito. O destaque dela chegou a incomodar alguns políticos locais. “Ela foi perseguida e chegou a dar aula debaixo de um pé de cajueiro”, nos conta Wesley.


À equipe de reportagem, Wesley lembra que, por outras três vezes, houveram tentativas de homenagear Maria Luiza com nomeações de escolas, mas sem sucesso. “Tudo que temos na educação de Tarrafas começou com ela. Ela se assemelha muito a Paulo Freire”. Ainda de acordo com o estudante, a nível municipal, apenas Recife tem um patrono da Educação, que é Paulo Freire, patrono brasileiro.


Da esquerda para a direta, a vereadora Lane Arrais, o estudante Wesley Guilherme e a vereadora Sonha Germano (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com Wesley, as contribuições de Maria Luiza foram essenciais para a emancipação do município, cogitando-se até a possibilidade de ela ser a primeira prefeita. A professora faleceu em 1991, faltando menos de 15 dias para seu aniversário de 49 anos.


O estudante Wesley Guilherme e o vereador Tonozinho (Foto: Arquivo pessoal)

Wesley conta que, após a descoberta da história fascinante de Maria Luiza, levou a ideia para os vereadores Lane Arrais, Sonha Germano e Tonozinho, que a abraçaram e a levaram para o plenário da Câmara. O estudante chegou a falar na tribuna da Casa para afirmar a importância da titulação à educadora.

 

Um dos cinco filhos de Maria Luiza, o professor universitário Jader Leite, considera que a nomeação de sua mãe como patrona municipal da Educação de Tarrafas representa um ato de reconhecimento. “A minha mãe tinha uma convicção de que a educação é um caminho fundamental para a emancipação humana e sua vida foi dedicada a esse propósito, não só para seus filhos e filhas, mas também para os filhos e filhas de Tarrafas”.

 

Miséria

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)