O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, autorizou o pagamento do Garantia-Safra a cerca de 430 mil agricultores familiares da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Piauí. O montante em recurso autorizado para esses agricultores chegará a mais de R$ 367 milhões e será pago neste mês.
No Ceará, 163 municípios estão aptos a receberem o benefício, dentre eles, Acopiara, Cariús, Cedro, Catarina, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Orós, Piquet Carneiro, Saboeiro e Quixelô.
O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchente. Têm direito a receber o benefício em parcela única, no valor de R$ 850, os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
A partir desta safra, o pagamento do benefício irá ocorrer por meio da Conta Poupança Social Digital. Para o agricultor vinculado ao Programa Garantia Safra, a conta digital será aberta de forma automática, sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências e sem custos.
O saque do benefício Garantia-Safra estará disponível nos terminais de autoatendimento, Correspondentes Caixa Aqui, Lotéricas, Agências da Caixa e App Caixa Tem.