Foto: Paulo Souza/G1
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) confirmou que 299.360 pessoas foram atingidas ou prejudicadas pelas fortes chuvas que atingem a região sul da Bahia desde o dia 29 de novembro. A informação foi divulgada pelo órgão no domingo (19), que contabilizou 14 mortes e 276 feridos nos municípios afetados.
Ao todo, 4.453 pessoas estão desabrigadas e outras 15.483 foram desalojadas por causa da chuva – no último boletim, divulgado na sexta (17), eram 21.564 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo.
Há uma semana, no dia 13 de dezembro, o governo do estado decretou situação de emergência em 51 municípios na região. As situações mais críticas são na cidade de Jucuruçu, Itagimirim, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
A previsão é de mais chuva durante a semana em Itamaraju, município também gravemente atingido pelo temporal, e equipes da Sudec, da Defesa Civil Nacional e da prefeitura da cidade inspecionam imóveis e áreas de risco na localidade.
Para auxiliar as famílias atingidas pelo temporal, o Corpo de Bombeiros entregou cestas básicas, água, roupas e fraldas. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) auxilia na distribuição de suprimentos para comunidades mais distantes e isoladas.
Um comboio com cinco caminhões e dois carros-pipa da Marinha do Brasil iniciou, nesta segunda-feira (20), o transporte de cerca de 20 toneladas de alimentos, roupas, mantimentos e outros donativos arrecadados em Salvador para famílias atingidas pela chuva na região sul da Bahia. Mais de 30 militares atuam na logística do material, que foi arrecadado em quatro dias na capital baiana.
G1