O Governo do Ceará inicia no mês de janeiro de 2022, a construção de uma adutora subterrânea de caráter permanente ligando o Açude Arneiroz II, situado no município de Arneiroz à cidade de Tauá. A obra terá 40,475km de extensão e custará R$ 57,324 milhões.
Carretas transportando os primeiros 1.728 metros tubulação chegaram hoje(21) e a previsão é que até o final da próxima semana mais 4 mil metros de canos estarão sendo desembarcados no trecho, segundo informou o Coordenador de Gestão Administrativa da Cagece, Sérgio Almeida, ao Blog do Wilrismar.
Adutora deverá estar concluída em 4 meses
O Gerente Regional da Cagece em Acopiara, Dr. Adeilson Rolim, disse que a obra será executada por meio de parceria entre a Cagece e Cogerh, com prazo de conclusão de 4 meses(final de abril). O objetivo é garantir maior segurança na oferta de água à população de Tauá, tendo em vista que a Barragem do Trici, com um volume de 16,3 milhões de metros cúbicos, só suporta o abastecimento por dois anos.
Com a água vinda do Açude Arneiroz II, o maior da Região dos Inhamuns, com capacidade para 178,13 milhões de m³, Cagece e Cogerh terão margem para ampliar e melhorar o abastecimento de água de Tauá. o reservatório atualmente acumula um volume de 120,11 milhões de m³.
Na sede da Cagece em Tauá, também está em construção uma nova Estação de Tratamento de Água com o dobro da capacidade da atual.
A construtora responsável pela obra é a S & V LTDA.
Atualmente Tauá é abastecida por meio de uma adutora(recém construída) ligando a Barragem do Trici à ETA da Cagece, numa extensão de 17km.
wilrismar Holanda