Com um total de 43.774 eleitores aptos a votar, o Município revive clima político depois da cassação do ex-prefeito José Firmino (MDB) e do ex-vice Dr. Marcelo (MDB) por abuso de poder e conduta vedada.
Os 43.774 eleitores de Viçosa do Ceará, que estão distribuídos pelas 146 seções e 56 locais de votação, também, estão sendo mobilizados para escolher, neste domingo, o novo prefeito do Município. O TSE cassou o mandato do prefeito reeleito em 2020, José Firmino (MDB). Firmino foi acusado de perfurar, no período da campanha, 27 poços para o abastecimento de água em comunidades rurais do Município.
A eleição em Viçosa do Ceará é acompanha por 100 agentes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal e tem como coordenadora a juíza da 35ª Zona Eleitoral, Josilene de Carvalho Sousa. Dois candidatos disputam a preferência dos mais de 43 mil eleitores: o MDB, sob a liderança de José Firmino, lançou o comerciante Franci Rocha como candidato a prefeito, enquanto o grupo de oposição tenta eleger Divaldo Soares, da Coligação Todos por Viçosa (PP/PDT/PT/PSB/PSDB).