Realizada a apresentação na manhã desta terça-feira, 7, do projeto da biblioteca e pró-reitorias da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta, em Crato, aos engenheiros da Superintendência de Obras Públicas (SOP), do Governo do Estado do Ceará. Os ajustes para início dos serviços já foram iniciados com o esvaziamento da área e adequação do prédio.
A apresentação foi realizada no gabinete do Vice-Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, com o Pró-Reitor de Administração da instituição, Professor Jefferson Marinho. Todos os detalhes das adequações e mudanças que serão efetuadas no local, conforme o projeto, foram detalhados aos engenheiros eletricista, Felipe Ribeiro Macedo, e Civil, Cristina Palácio.
Segundo o Professor Jefferson, o projeto foi pensado de forma coletiva, vendo as principais necessidades dos setores que estarão ocupando os espaços. As propostas foram acolhidas e inseridas na medida do possível. Segundo ele, em relação a estrutura do prédio, haverá mudanças mínimas, inclusive preservando a cobertura das paredes com os azulejos do famoso pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro, Athos Bulcão.
Os engenheiros que farão o acompanhamento da obra realizaram junto com o Vice-reitor e o Pró-reitor visita ao local. No térreo estará sendo alocada a Biblioteca Central Patativa do Assaré, além de um espaço destinado ao Departamento de Ensino e Graduação (DEG) e outro à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), para prestar informações aos acadêmicos, mas as pró-reitorias em sua estrutura estarão funcionando na parte superior. Serão as pró-reitorias de Extensão, Assuntos Estudantis, além de Ensino de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa.
Na área que será destinada à Biblioteca, no térreo, foi pensada a alternativa dessa adequação, principalmente para facilitar o acesso das pessoas. Uma sala com a direção da biblioteca ficará logo na entrada, e outra com espaço destinado à recuperação dos livros, toda em vidro transparente, que poderá ser visualizada pelos alunos, como forma também de conscientizar para a preservação do acervo.
As obras serão intensificadas no local a partir da próxima semana, e a previsão é que sejam finalizadas em maio do próximo ano. Alguns setores como o Divisão de Pessoal, e outros espaços do campus do Pimenta passam por reforma, além de pintura dos espaços. Também serão construídas baterias de banheiros masculinos e femininos, com vestiários, ao lado do Salão de Atos.
No campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, está sendo finalizada uma ampla reforma, desde a inserção de uma nova coberta, uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica, a recuperação de piso, pintura e instalações do espaço, promovendo uma ampla qualificação do campus.