A partir desta segunda-feira (24), alguns trabalhadores de determinadas áreas terão que usar, de maneira obrigatória, máscaras PFF2 ou N95. O estabelecimento de uso desse tipo de máscara foi determinado no último decreto, anunciado no dia 14 de janeiro. O item de proteção será exigido apenas aos trabalhadores que lidam diretamente com o público em locais como farmácias, escolas, postos de saúde, clínicas e supermercados. Os que atuam na área administrativa ou em departamentos com funcionamento interno serão dispensados.São exemplos destes profissionais, os professores e porteiros, nas escolas; e os caixas, nos supermercados e farmácias.
Ao justificar a adoção dessa medida sobre o uso de máscaras, o governador Camilo explicou que a questão contou com o crivo do Comitê Estadual de Combate à Pandemia.
Além da N95, os funcionários também poderão utilizar as máscaras modelo PFF2. Ambas são consideradas por especialistas como as mais seguras na prevenção a infecções por vírus respiratórios. Isso porque, além de reter gotículas geralmente emitidas durante a fala, espirro, ou tosse — como os demais tipos de máscara —, esses modelos também criam uma barreira de proteção contra aerossóis e ajudam a conter diferentes tipos de vírus ou bactérias.
( cEARÁ AGORA)