Número de casos de maus-tratos de animais cresce em Hidrolândia; projeto realiza ações contra

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Em Hidrolândia, nos últimos meses o número de casos de maus-tratos de animais teve um crescente aumento. No estado do Ceará o registro desse tipo de ocorrências aumentou durante a pandemia e segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o número de ocorrências quase duplicou se comparado os meses de janeiro e agosto de 2020, que teve 455 ocorrências, com o mesmo período de 2021, que teve 681 registros.

De acordo com o Projeto 4 Patas, o tipo de denúncia mais comum em Hidrolândia é o de abandono de animais. Casos de animais em situação precária devido a falta de alimento e higiene por parte dos tutores também são recorrentes. O projeto ainda frisa que o número de casos de envenenamento de animais também aumentou nos últimos meses.

Pensando no bem-estar animal, o Projeto 4 Patas vem realizando ações de resgate de animais abandonados no município para cuidado e posteriormente colocá-los à adoção. O projeto fundado em 2018 funciona através de doações realizadas mensalmente por padrinhos do programa ou por voluntários, que doam rações e outros itens. Os responsáveis pelo 4 Patas também realizam ações para arrecadação de fundos, como rifas e bazares.

Para Jacqueline Cid, integrante do projeto, a população precisa se conscientizar de que os animais têm direitos que precisam ser preservados e se unir para ajudar os animais, seja alimentando ou denunciando casos de maus-tratos. Para ela “Os animais também sentem dor, fome, sede, medo e desespero. Não é justo que a humanidade olhe tão pouco por eles. Eles amam e sentem saudade, estão aqui para dar amor e carinho para nós. É nosso dever ajudar quem não tem voz própria”.

Jacqueline ainda destaca como maus-tratos, “abandonar, ferir, manter preso permanentemente em correntes, em locais pequenos e sem higiene, não oferecer abrigo da chuva, do sol e do frio, não dar comida e água diariamente, negar tratamento veterinário em caso de doença, dentre outros”.

O crime de maus-tratos aos animais se encaixa nos crimes ambientais. A pena para quem cometer esse crime contra cães e gatos, segundo a Lei 14.064/2020, é de 2 a 5 anos de reclusão. Em Hidrolândia, foi sancionada a Lei 978/2019 que implantou a política do bem estar e proteção dos animais, com punições como multa até interdição definitiva.

Para se tornar padrinho do Projeto 4 Patas entre contato através do número: (88) 99660-1608.


                                A VOZ DE SANTA QUITÉRIA 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)