A distribuição dos valores do Fundeb, (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), vem gerando polêmica no município de Porteiras-CE. Professores da rede municipal de ensino denunciam que a divisão feita de acordo com um documento no Portal da Transparência, com nomes de “beneficiados” estaria incorreta em vários pontos.
O rateio do Fundeb é tradicional no final do ano, acontece porque as prefeituras são obrigadas a atingirem, anualmente, o percentual de pelo menos 70% dos recursos destinados à valorização do magistério.
- Não fomos informados se essa lista permanecerá ou será alterada.
Pelas redes sociais, e em conversas, os munícipes estão indagando quais critérios foram usados para os cálculos do rateio, pois segundo eles, profissionais temporários estão orçados para receberem mais ou igual aos efetivos, e ainda pessoas que teriam quantidade e horas menores estariam na lista para receberem mais do que outras que têm maior quantidade.
Diante de toda polêmica, será que a lista divulgada será mudada ou permanecerá a mesma e com os mesmos valores? São vários os questionamentos, por esses motivos, os profissionais da educação solicitam uma reunião com a administração municipal para discutirem a problemática. Foi chamada ainda a atenção dos vereadores, para que fiscalizem o fato.
O Portal OKariri entrou em contato com a prefeitura, através das redes sociais da instituição, e diretamente com alguns assessores da gestão, mas até o momento da divulgação dessa matéria, não houve resposta. Caso a admiração queira se manifestar, o nosso e-mail é contato@okariri.com (favor mandar nomeado aos cuidados da redação).
Confira abaixo da matéria a íntegra a mensagem enviada:
Olá, tudo bem? Feliz 2022!
O Portal OKariri lançará uma matéria, às 17h do dia 04/01/2022 sobre o rateio do Fundeb. Segundo informações, o rateio está gerando polêmicas nos municípios e sobre ele são feitas as seguintes indagações:
1. Foi divulgada uma lista com pessoas que estarão recebendo o benefício, ela é correta ou irá mudar. Se sim quando será e o (os) motivo (os)?
2. Quais critérios foram usados para os cálculos do rateio, pois segundo os munícipes, profissionais temporários estão orçados para receberem mais ou igual aos efetivos, e ainda pessoas que teriam quantidade e horas menores estariam para receber mais do que outras que tem maior quantidade?
Queremos divulgar o ponto de vista da prefeitura, para não ter apenas uma voz.
Agradecemos pela atenção.
Portal OKariri: www.okariri.com