O senador Tasso Jereissati vem dedicando tempo a conversas com lideranças municipais em busca de fortalecer os quadros do PSDB com vistas às eleições de 2022 e, nas articulações, tem sondado ex-prefeitos, ex-deputados e atuais prefeitos para ingressarem no ninho tucano. Um dos últimos convites teve como endereço o presidente regional do PL e prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.
A conversa entre Acilon e Tasso foi longa, mas, do encontro que teve análise do quadro político estadual e nacional, não saiu definição sobre uma possível filiação do prefeito do Eusébio. Acilon lidera um grupo com 7 prefeitos e articula apoio para eleger, em 2022, três deputados estaduais e ajudar a reeleger o deputado federal Mano Júnior.
Em 2018, Acilon elegeu três deputados estaduais pelo Patriota – Bruno Gonçalves, Apóstolo Luiz Henrique e Valdenizo Costa (Nizo Costa), além do deputado federal Mano Júnior. O grupo saiu do Patriota e, à exceção de Luiz Henrique que desembarcou no PP, ingressou no PL. A filiação do presidente Jair Bolsonaro deixará o PL no Ceará nas mãos do deputado estadual André Fernandes, adversário do Governador Camilo Santana (PT) de quem Acilon é aliado.
A mudança de rumos do PL no Ceará fez Acilon se lançar pré-candidato a governador. Ele colocou o nome à disposição do partido, afirmou que conversa com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e, se for desejo da agremiação, o seu nome estará à disposição para a disputa do Governo do Estado. As declarações de Acilon surpreenderam os bastidores políticos e abriram as portas para o surgimento de convites do PSDB, PDT e PSB. Outra possibilidade é o retorno ao Patriota.
( Ceará Agora)