Jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia pedem ajuda para sair do país

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Com o início da invasão Russa à Ucrânia, jogadores brasileiros que atuam no futebol do país estão pedindo ajuda para saírem do país.

Atletas que atuam no Shakhtar Donestk e no Dínamo de Kiev gravaram um vídeo, nesta quinta-feira, 24, de dentro de um Hotel, na capital do país, afirmando que estão presos.

“Aqui estamos todos reunidos, jogadores do Dínamo e do Shakhtar, com as nossas famílias, hospedado aqui no hotel… devido a toda situação. A gente está pedindo ajuda de vocês, devido à falta de condição que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado. Não tem como a gente sair. Estamos pedindo ajuda de vocês, devido à falta de condição que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado. Não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil”, disse, o zagueiro Marlon Santos, que joga no clube de Donetsk, uma das cidades envolvidas no conflito.

“Espero que a embaixada possa nos ajudar”, disse, Junior Moraes, brasileiro naturalizado ucraniano e atleta do Shakhtar Donetsk.

“Nos sentimos realmente abandonados, as notícias não chegam até nós”, revelou, uma das esposas dos jogadores.

Ao todo, 30 brasileiros jogam no futebol ucraniano, entre eles, Felipe Pires, atacante com passagem pelo Fortaleza em 2019.

Em nota, divulgada nesta quinta-feira, o ministério das Relações Exteriores pediu que todos os brasileiros que se encontram na Ucrânia mantenham contato com a embaixada no país.

“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, diz o documento.

Confira a nota na íntegra:

“A Embaixada do Brasil em Kiev permanece aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento das tensões, à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia. A Embaixada vem renovando o cadastramento dos brasileiros e tem-lhes transmitido orientações, por meio de mensagens em seu site (kiev.itamaraty.gov.br), em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/Brasil.Ukraine) e em grupo do aplicativo Telegram (https://t.me/s/embaixadabrasilkiev).

Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam.

O Itamaraty disponibiliza, ainda, para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610″.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)