De acordo com Osmar Diógenes, a obra traz uma pesquisa minuciosa sobre a história política do Ceará, amparada em estudos anteriores realizados por pesquisadores do porte como Senador Pompeu, João Brígido, Barão de Studart, Hugo Victor, Pompeu Sobrinho, Raimundo Girão, Abelardo Montenegro e Aroldo Mota.
“Este livro é um passeio histórico pela vida administrativa, política e legislativa desde os remotos tempos da colonização do Ceará. Foi trabalhado com muita seriedade, a partir de diversos documentos, com o propósito de mostrar a história daquelas personalidades que tiveram suas presenças marcadas em nossas casas legislativas. Espero ter contribuído para a historiografia do Ceará e que gerações futuras, ao ler essa obra, possam apreciar o passado da história do Ceará”, ressalta Osmar Diógenes.
O livro foi produzido com o apoio de uma equipe do Memorial da AL, que pesquisou os anais da Assembleia Legislativa, a coleção da Revista do Instituto do Ceará (publicada anualmente, desde 1887), a cronologia elaborada pelo pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, publicada em 2001, entre outros documentos.
Devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia, não haverá lançamento presencial. Mas a obra já está disponível no site do Inesp.