O contribuinte poderá, mais uma vez, contar com a liberação de parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), segundo adiantou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira (22). A iniciativa tem o objetivo de dinamizar a economia durante o processo de recuperação da crise gerada pelo novo coronavírus.
Além dessa medida, o Ministério da Economia deverá lançar um programa de universalização do acesso ao crédito, e redução de 25% do Imposto sobre Produtos Importados (IPI).
“Podemos mobilizar recursos do FGTS porque são fundos provados de pessoas que têm recursos la e estão passando dificuldades. Às vezes o cara ta devendo dinheiro no banco e é credor no FGTS. Porque ele não pode sacar isso e liquidar a dívida no outro lado, no outro banco?”, disse o ministro durante evento do BTG Pacutal.
“Já que arrecadação subiu fortemente, íamos investir numa reforma tributária que empacou no Senado, o Executivo prefere transformar esse ganho de arrecadação, sob forma de redução de impostos, para milhões de brasileiros, para todo mundo. Então vamos reduzir esse IPI e começar o movimento de reindustrialização brasileira”, completou.