ADOLESCENTES DO NUCA UNICEF PACUJÁ DEIXAM SUAS MARCAS AMBIENTAIS NA COMUNIDADE DO CARQUEIJO NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO, ATITUDE QUE MERECE APLAUSOS, RESPEITO E APOIO.

Blog do  Amaury Alencar
0


O ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (Léo carvalho), mobilizador social do NUCA UNICEF do Município de Pacujá, realizou hoje a viagem cultural a comunidade do Carqueijo no Município de Mucambo, Região Norte do Ceará, objetivando mostrar aos adolescentes a cultura e costumes de outras comunidades bem como, propiciar um momento de lazer além da aula de campo com o tema bem definido: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO SOCIAL, que tem várias ramificações de atuação, sendo mais forte o trabalho em prol da "mitigação dos impactos climáticos". Uma das metas é o incentivo ao consumo consciente e/ou medidas simples como economia de água e energia, que ajuda no orçamento família e diminui o impacto ambiental, sustentabilidade. Outra medida de impacto ambiental é o plantio de ÁRVORES NATIVAS e FRUTEIRAS, recuperar o que for possível de áreas degradadas para manter o VERDE, o que irá impactar no Meio Ambiente com uma sobrevida extraordinária à FAUNA e a FLORA. São essas atitudes que o BIOMA CAATINGA requer. Pacujá está fazendo a sua parte, foi preciso mudar e a mudança foi radical, de forma positiva.

Ao lado da Igreja na comunidade do Carqueijo onde agradeceram a DEUS pela vida, os adolescentes plantaram 4 árvores de grande porte, numa manhã amena e num local com vista panorâmica espetacular, onde a geografia local é um encanto, aliada ao charme do lugar e a receptividade de seus moradores. 
Em seguida o grupo foi recepcionado pelo empreendedor GILMAR DO CARQUEIJO, ele didaticamente, narrou para o grupo o passo a passo dos empreendimentos local, que conta com uma TAPEÇARIA, um RESTAURANTE de comidas regionais e uma FÁBRICA de confecção de moda íntima. Os visitantes se impressionaram com os "teares de fabricação de tapetes", bem rudimentar, interessante e histórico, que está impulsionando o progresso e crescimento local.
Dentro da política "É aqui onde eu moro, é aqui que vivemos", o grupo vai mantendo contato com outras comunidades de forma ativa ensinando e aprendendo. 
O ambientalista Léo Carvalho, agradeceu o apoio do Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 o também ambientalista Jorge de Moura que é Secretário Adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, ao Prefeito Raimundo Filho pelo apoio e as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Transportes por terem tornado possível essa viagem cultural.
Consciente do meu dever para com os jovens do Município de Pacujá, continuarei firme no trabalho em prol do "coletivo", voltado à construção da sustentabilidade socioambiental por meio da Educação, para fazer frente as práticas que dificultam o acesso das comunidades aos recursos naturais, colocando em risco o equilíbrio ambiental e as condições de vidas dessas populações em condições de vulnerabilidades social e econômica. Trabalharemos pela melhoria da qualidade ambiental que irá impactar na melhoria da qualidade de vida da população. E assim será, doravante, o nosso compromisso com o Planeta Terra e com o Bioma Caatinga, o qual moramos e vivemos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)