Na última sexta-feira, 18, foi eleita a nova direção do Coletivo Camaradas para um mandato de dois anos. o pedagogo Alexandre Lucas foi reeleito para presidir a organização política. O Camaradas tem uma atuação nacional em que dialoga com pontos de cultura, coletivos, organizações juvenis, ongs, partidos políticos do campo democrático, popular e de esquerda, escolas e universidades. A organização tem se destacado pelo seu trabalho na Comunidade do Gesso e com a idealização do Território Criativo do Gesso, que engloba cinco bairros da cidade do Crato e tem contribuído para o processo de democratização estética, artística e literária, a partir de articulações com outras instituições.
Para a vice-presidenta eleita, Bruna Edwirges, o principal desafio da organização esse ano é dar continuidade as ações que já são desenvolvidas no campo das artes e da literatura e contribuir para a derrotar do governo Bolsonaro. Ela acredita que somente com a derrota do atual presidente é possível reconquistar direitos e aprofundar a democracia no país. “Vivemos um retrocesso que coloca em risco a própria vida da população. O momento é de juntar forças, acreditamos na vitória do nosso campo”, afirma Bruna.
Direção eleita: Presidente: o pedagogo, Alexandre Lucas Silva; Vice-presidenta: a psicóloga, Bruna Edwirges; Primeira Secretária: a acadêmica de psicologia, Natália Dantas Rios; Segunda Secretária: a historiadora, Marta Regina Amorim; Primeiro Tesoureiro: o estudante de história, Giordano Vale, Segundo Tesoureiro: o geógrafo, Ricardo Alves