Das mais importantes a ação em prol do Meio Ambiente com ações reparadoras e de Educação Ambiental que fortalecem e favorecem o Bioma Caatinga, está acontecendo no Município de Pacujá, Região Norte do Ceará, graças ao PATROCÍNIO da SEMA - SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, que movimenta o município com uma uma folha de serviços prestados a Mãe Natureza e ao nosso Bioma.
Último domingo, na comunidade do Zipu, o Município de Pacujá inaugurou solenemente a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES que se extenderá até ́ o próximo dia 27. Com Missa em Ação de Graças, plantação de árvores da Caatinga, distribuição de folder educativos, palestra sobre a importância das Árvores e dessa ação estadual promovida pela SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente que mobiliza comunidades e escolas, mais um feito extraordinário em benefício do Meio Ambiente, que tem o NUCA - NÚCLEO DE APOIO AO DOLESCENTE na linha de frente ao lado dos integrantes do Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá e Jovens Caatingueiros da Comunidade do Zipu, o apoio da Prefeitura Municipal de Pacujá através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Paróquia de São João Batista, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiar de Pacujá, Projeto AJA, Articulação do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, RECICLAJÁ, Escolas da Rede Municipal de Ensino, Pastoral da Criança, Associação Comunitária das Bananeiras e Zipu, entre outros, nos enaltece.
As ações estão em pleno curso, o trabalho através da Educação Ambiental tem resultados positivos com envolvimento de crianças, adolescentes e adultos fazem o diferencial no município de Pacujá.
O Pe. João Jesuíno Marques, Pároco da Paróquia de São João Batista, enalteceu a iniciativa do Governo do Ceará através da SEMA - Secretaria Estadual do Meio do Ambiente que dá condições para os municípios cearenses trabalharem em pé de igualdade as questões ambientais a nível de Ceará, o que saudamos como as ações bíblicas em torna da TERRA PROMETIDA. Os jovens de Pacujá são exemplos, que jovens de outras comunas sigam o exemplo, assim teremos certeza de que, o nosso Bioma Caatinga em toda sua extensão FAUNA e FLORA serão compreendidos e preservados para as gerações futuras. Um momento oportuno para se refletir sobre o VERDE que é VIDA, que este exemplo sirva de alerta e incentivo para os demais municípios do Semiárido Nordestino. Disse muito bem o Pe. João Jesuíno Marques, ambientalista convicto e amigo do Meio Ambiente e defensor do Bioma Caatinga.