O Governador Camilo Santana, junto do Secretário Estadual de Saúde, Marcus Gadelha, anunciou, na tarde desta sexta-feira (4), as medidas do novo decreto estadual de enfrentamento à pandemia da covid-19 que passarão a valer a partir da próxima segunda-feira (7).
Diante do atual cenário, o comitê decidiu que:
- Eventos sociais, festivos e esportivos – que possam ser controlados – estão liberados sem capacidade máxima de público. Contudo, será obrigatória a apresentação do passaporte vacinal com 3 doses e uso de máscara;
- Não há mais obrigatoriedade do uso da máscara N95 para população geral, apenas para profissionais de saúde e que realizem exames na população geral;
- Demais atividades que exigem o passaporte – restaurantes e bares – deverão exigir o documento com as 3 doses, somente a partir do dia 21 de março.
Cenário
De acordo com o titular da pasta da saúde, os atuais dados são animadores e prosseguem em queda. Marcus destacou que a terceira onda teve um pico maior de positividades quando comparado com as duas primeiras ondas mas que, ao mesmo tempo, o tempo de duração da terceira onda foi bem menor.
Atualmente, 2,1% de pessoas positivam para a doença. Ou seja, a cada 100 pessoas que realizam exame para a doença, 2 confirmam a doença.