Nesta segunda-feira (21) entrou em vigor no estado do Ceará o novo decreto que flexibiliza o uso de máscaras em locais. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Pandemia tomando como base a redução acentuada no número de infecções pela COVID-19 e o avanço na vacinação. A medida foi anunciada pelo Governador Camilo Santana na última sexta-feira (18). No entanto, em locais fechados, o uso da máscara continua sendo obrigatório.
Em Quixadá, no primeiro dia de flexibilização, a população se dividiu quanto ao uso ou não da máscara nas ruas. Mesmo com a liberação, muitas pessoas preferiram continuar usando o acessório para garantir uma maior proteção e por ainda não se sentir seguro para abandonar as máscaras. Por outro lado, muitos já foram as ruas sem máscaras, assegurado pelo novo decreto e após mais de 2 anos sendo obrigatório o uso do adereço no estado.
O governador indicou ainda que, apesar da flexibilização do uso de máscaras ao ar livre, a recomendação é que pessoas que tenham imunossupressão mantenham o uso desse item de proteção sanitária, bem como gestantes e pessoas com baixa imunidade.
Monólitos Post