As fortes chuvas registradas nas últimas horas no município de Várzea Alegre, a 424.9 KM de Fortaleza, causou inundações nas residências próximas ao açude Canidezinho, no distrito de Caraíbas. Conforme o Corpo de Bombeiros de Iguatu, três pequenas barragens se romperam.
De acordo com o titular da secretaria de infraestrutura de Várzea Alegre, Elomarcos Correia, a prefeitura disponibilizou três caminhões para retirar as famílias e seus pertences do local. “Por precaução, vamos levar essas pessoas para a casa de parentes que moram na região. Com as chuvas, o sangramento do açude foi muito forte e a água acabou entrando nas residências próximas, mais ou menos na altura do joelho. Até o momento registramos apenas danos materiais,” explica ele.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas viaturas de Iguatu e uma do Crato, municípios próximos, foram deslocadas ao local para auxiliar na retirada das famílias. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, em alguns locais o acesso só é possível com a utilização de embarcações.
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), tem dois postos de medição de chuvas em Várzea Alegre. Das 19h desta sexta-feira, 11, até às 7h da manhã deste sábado, 12, o posto de Boa Vista registrou precipitações de 75 milímetros. Já o posto Riacho Verde anotou chuvas de 55 milímetros.
De acordo com a Funceme, a previsão é de fortes precipitações na região do Cariri, onde fica Várzea Alegre.
Blog do Amaury Alencar o Povo