Chegado o terceiro mês da quadra chuvosa, o volume geral nos açudes do Ceará registra a marca de 31,1% da capacidade total. São 5,76 trilhões de litros de água nos reservatórios do Estado. O cenário é melhor que em junho do ano passado, quando as reservas estavam em 30%, mas a situação ainda insipira alerta.
Para o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado (SRH), Francisco Teixeira, a expectativa é que o volume fique entre 35% e 40% ao fim do período de quadra chuvosa no Ceará, que dura entre fevereiro e maio. “Embora tenha uma distribuição geográfica irregular, muitas regiões estão bem abastecidas. A Região Metropolitana, que é a que mais demanda água para consumo humano, tem mais 60% das suas reservas.
Segundo o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os bons índices estão concentrados na porção norte do Estado, que abrange a faixa litorânea e as bacias hidrográficas do Acaraú e do Coreaú. Nelas, o volume atual varia entre 61% e 89% da capacidade. Já na região central, as bacias do Banabuiú e do Curu ainda não registram acúmulos expressivos e estão com volumes de apenas 7,6% e 14,8%, respectivamente.
Fonte: O Povo