A posse de Izolda Cela na Assembleia Legislativa foi conduzida pelo presidente da Casa, Evandro Leitão, e teve presença de Ciro Gomes (PDT) — Foto: Thiago Gadelha/SVM
A ex-vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), tomou posse como chefe do Executivo em sessão solene na Assembleia Legislativa na tarde deste sábado (2). Ela assumiu após a renúncia do ex-governador Camilo Santana (PT). Após o momento na Casa legislativa, a governadora seguiu para o Palácio da Abolição, para a transmissão de cargo do governador anterior para ela.
Durante o discurso na Casa executiva, Izolda afirmou que pretende seguir reforçando o diálogo com prefeituras e câmaras dos 184 municípios cearenses. "As questões político-partidárias não interferem nessa parceria. O foco é a população do Ceará", declarou a governadora.
"Seguimos firmes com a responsabilidade ainda maior pela promoção do diálogo, do respeito e da concórdia. Seguimos vigilantes na defesa da democracia, da liberdade de expressão e de pensamento. Seguimos nessa luta com muito trabalho e dedicação em defesa do Ceará e também do povo brasileiro", discursou Izolda.
A governadora avaliou que assim pode dar continuidade aos projetos já existentes. "A boa política exige aliança, alianças políticas, sólidas, duradouras, realistas, mas também generosas, pautadas na confiança mútua e na visão do que melhor se deseja para a população cearense", complementou.
Sessão solene
A posse ocorreu depois da sessão extraordinária para leitura da carta de renúncia de Camilo, por volta das 16h15 deste sábado também na Assembleia Legislativa. Em seguida, Izolda se dirigiu ao Palácio da Abolição, onde Camilo transfere o cargo à sucessora.
"Prometo manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual, observar as leis, promover o bem geral do povo cearense, respeitar e sustentar a autonomia dos municípios, sujeitar-me ao estado democrático de direito e à ordem federativa. Assim prometo", declarou a governadora no compromisso de posse.
Izolda assumiu o cargo após a saída de Camilo para concorrer nas eleições de outubro deste ano. O prazo de desincompatibilização para governadores é até seis meses antes do pleito. A pedetista fica à frente do executivo estadual até o fim de dezembro e, em janeiro de 2023, o novo eleito para o governo estadual assume o cargo.
A sessão solene começou com um discurso feito pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), quando ele convidou à mesa todas as pessoas que compuseram a mesa, entre elas, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) e o presidenciável Ciro Gomes.
Como é a posse:
- Deputado Antônio Granja (PDT) leu a carta de renúncia de Camilo na Assembleia Legislativa;
- Izolda foi recebida na Assembleia por deputados;
- Presidente da Assembleia iniciou a sessão solene de compromisso e posse
- Nova governadora foi empossada
- Izolda leu o compromisso e discursou
- Camilo transmite o cargo no Palácio da Abolição
Discurso na Assembleia Legislativa
Izolda Cela e o marido Veveu Arruda na chegada à Assembleia — Foto: Thiago Gadelha/SVM
A governadora aproveitou a ocasião para agradecer a parceria do Poder Legislativo com o Executivo, que ela vivenciou durante os sete anos como vice, inclusive citando o período atual, de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
"Exemplo disso, vivemos nestes anos recentes, de travessia — ainda estamos atravesssando, se Deus quiser no final, da pandemia da Covid-19, com gravíssimas repercussões para a vida, a saúde, a economia e impactos ainda imensuráveis na educação e em tantas outras áreas essenciais na vida das famílias e da sociedade. Foi pelo alto sentido de responsabilidade dessa casa que as ações do Executivo puderam ser mais efetivas e rápidas na defesa da vida do povo cearense"
"O hiperativo era, e ainda é, salvar vidas e nas ações voltadas para apoiar as famílias e setores mais cruelmente impactados", complementou.
Izolda comentou ainda sobre o pioneirismo do momento. "Sou a primeira mulher a ocupar este honroso lugar de chefe do Executivo estadual, a primeira governadora do estado do Ceará. Por óbvio, isso fala por si sob o desafio histórico da trajetória da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança, especialmente na política", avaliou.
Ela agradeceu também ao governador Camilo Santana — quem ela considerou como "líder exemplar". "No cenário nacional turbulento, carente de liderança, alheio da necessidade ao povo brasileiro, nós temos, aqui no Ceará, um exemplo de homem íntegro, de notável espírito público, que dedicou sua competência e força de trabalho para honrar a confiança do povo cearense", declarou Izolda.
"Tenho muita honra de ter estado ao seu lado nessa jornada, e sigo firme procurando sempre me firmar no compromisso que move a nossa gestão até o dia 31 de dezembro de 2022", disse
Depois, a governadora aproveitou para dedicar à própria família parte do texto, e se emocionou durante o discurso. "É por eles, no presente, e pelos antepassados, que os nossos propósitos se firmam", declarou Izolda.
Por fim, ela agradeceu aos amigos e também às pessoas que não a conhecem pessoalmente, mas enviam mensagens com bons desejos à ela.
Assembleia Legislativa instantes antes da solenidade de posse de Izolda Cela, após a leitura da carta de renúncia de Camilo — Foto: Reprodução
A sessão extraordinária para a leitura da carta renúncia do então governador Camilo foi conduzida pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT).
A leitura da carta de renúncia foi feita pelo primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia, Antônio Granja (PDT). No documento, Camilo agradeceu o apoio dos deputados, servidores estaduais e da família.
G1 CE