Alunos de Pedagogia do campus Ibiapaba visitam comunidade indígena

Blog do  Amaury Alencar
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Um grupo de 23 alunos do 2º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, campus Ibiapaba, realizou, na manhã desta terça-feira, dia 10 de maio de 2022, uma visita aos Tapuya Kariri, grupo étnico que vive na Aldeia Gameleira, localizada no Sítio Carnaúba II, entre os municípios de São Benedito e Carnaubal, na Serra da Ibiapaba. A atividade, que contempla as disciplinas de “Tópicos de Pesquisas II” e “Educação Inclusiva”, teve como objetivo conhecer a cultura e as práticas de educação indígena na região.

Durante a aula de campo, coordenada pela professora Micaele dos Santos Aguiar, com o apoio logístico do diretor do campus Ibiapaba, Fábio Melo, os alunos visitaram a escola intitulada 1ª Assembleia do Povo Tupiuya Guarany. O espaço conta com aproximadamente 350 estudantes, entre alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O grupo da UVA foi recepcionado pelos professores representando a diretora da escola, Andrea Rufino da Silva, e pelo líder da comunidade indígena conhecido como Neguinho, filho do pajé, que assumiu a liderança da comunidade após a morte do pai.

De acordo com a professora Micaele, os anfitriões da escola mostraram a inquietude e a angústia pela luta dos direitos ainda não adquiridos. Desde meados de 2000, eles se organizam e reivindicam a demarcação do seu território. “A Escola tem uma realidade singular. Requer uma pedagogia própria, em respeito à sua especificidade étnico-cultural, e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais para, assim, reafirmar as suas identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências, e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades, seja elas indígenas ou não”, explica a docente.

A professora Micaele explica que, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada e intercultural. “A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que visa a recuperação de memórias históricas, reafirmação de identidades étnicas, valorização de línguas e ciências dos índios, além de garantir acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas”, pontua.

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