Ainda na semana passada, segundo o que nos foi relatado, o motorista que estava fazendo o transporte, avisou aos mesmos, que iria levar os alunos até a sexta-feira (27/05), pois o mesmo estaria sem receber há cerca três meses.
No município tem uma Lei N° 506/ 2022, que autoriza o Poder Executivo a prestar gratuitamente o serviço de transporte Universitário coletivo intermunicipal a cidadão residente do município de Abaiara. Mesmo com a lei sancionada pelo prefeito Afonso Tavares, ele estaria se omitindo aos artigos 1° e 4º que a prefeitura pague, via Secretaria Municipal de Educação pelo transporte.
Nesta terça-feira (31/05), o estudante Tyason Santos Silva usou a palavra durante sessão da câmara de vereadores local, ele cobrou providências da situação. Os Vereadores disseram que iriam enviar ao Poder Executivo, um requerimento sobre o cumprimento da lei e que também iriam cobrar satisfação do secretário de educação Ângelo Furtado.
• Dúvida
Segundo o mencionado, o transporte foi feito por certo período sem licitação e que o motorista não teria recebido pelos seus serviços durante 3 meses, sem licitação. A dúvida é se de fato existiu esse contrato verbal, não seria contra as normas?
• Resposta
Nesse jogo de “empurra, empurra”, segundo Tyason eles procuraram o prefeito, que por sua vez pediu para ele procurar o secretário e também foram incentivados a procurar os vereadores. O Portal OKariri entrou em contato com o Prefeito Anfonso, o presidente da Câmara Lulu e com o Secretário Ângelo Furtado, apenas o responsável pela pasta da educação se manifestou.
Ângelo disse que estaria buscando solução o quanto antes, mas que não poderia pagar os serviços, outrora prestado pelo motorista, pelo fato de não ter licitação, pois isso geraria improbidade administrativa. Por esse motivo, estaria cobrando do prefeito e do setor responsável que fosse providenciada a licitação quanto antes.