No encontro do União Brasil ocorrido neste sábado (09) em Juazeiro do Norte, uma novidade na política da nossa região para o legislativo estadual. O ex-prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio e Aloísio Brasil lançarão a primeira Pré-Candidatura a Deputado Estadual no Cariri em Regime Coletivo.
Para assegurar mais força a candidatura, e ao mesmo tempo afastar algum impedimento que venham a ter no futuro. Argemiro e Aloísio fazem acordo e criam uma pré-candidatura em conjunto. Com isso, correligionários do União Brasil acreditam que isso fará aumentar os votos, tendo Barbalha e Crato o impulso inicial que eles precisam para vencer as eleições, além de um trabalho em toda região com apoio do prefeito de Maracanaú Roberto pessoa.
Além de saber que dois numa chapa coletiva tem mais força que um, Argemiro da uma jogada de mestre para afastar o que ele chama de perseguição política, se caso o registro dele até a data limite for negado já que passa por articulações jurídicas, Dr. Aloísio passa a encabeçar a candidatura coletiva e ele continua candidato pelo coletivo.
Segundo o TSE em recentes decisões, no regime coletivo só se analisa as questões de inelegibilidade momentânea ou não, de um dos participantes, o que assegura eles irem para as eleições juntos analisando só 1 dos candidatos, sendo o número e o nome da chapa a mesma, assim desta forma, se eleitos, dividirão o mandato, as responsabilidades, as articulações e o trabalho na Assembleia, apenas o voto em plenário fica para o representante legal. O nome da Candidatura Coletiva é UNIÃO CARIRI e este nome, após confirmado candidatura, estará na urna em qualquer que seja o cenário.
Taciano Clécio