No ultimo dia 20 de julho município de Santana do Cariri.no Cariri Oeste, homenageou um dos seus filhos ilustres,que levou o nome da antiga Santanópoles, hoje Santana do Cariri, em rede de notícias nacionais e internacionais,pelos irrelevantes serviços prestados na corporação do Corpo de Bombeiros de São Paulo-SP.
Tenente Rufino Rodrigues de Oliveira,hoje com 91anos,já havia recebido comendas de Honra ao Mérito,até dos Estados Unidos,mas para ele,faltava a mais honrosa de todas,a da sua TERRA NATAL,porque,segundo o mesmo,sempre teve orgulho de dizer que era SANTANENSE. Nunca negou suas origens.
O prefeito Samuel, Secretariados,familiares,amigos e representantes de várias entidades de Santana e outros municípios,como,Nova Olinda,Araripe,Crato,Fortaleza,Rio de Janeiro,São Paulo,se fizeram presentes a essa honrosa homenagem ao primeiro tenente Rufino Rodrigues de Oliveira,que comandou em 1974 o grupamento de Bombeiros Salva Vidas em um dos maiores incêndio que causou a morte de 184 pessoas no Edifício JOELMA , no centro de São Paulo.
Todos os serviços prestados por ele na corporação,está registrado com fatos e fotos no seu Livro MARÉ ALTA. Memória de um salva-vidas.
A idealizadora da homenagem foi a Professora Lucia Castro - Acadêmica da Academia Brasileira de Letras Seccional Regional Araripe-CE.