Expocrato vai contar com app de saúde para monitorar doenças contagiosas

Blog do  Amaury Alencar
0



O Festival Expocrato deste ano terá monitoramento de vigilância e emergência em saúde em tempo real por meio de um aplicativo. A ferramenta chamada "Guardiões da Saúde" será disponibilizada aos frequentadores do festival, que ocorre entre os dias 10 e 17 de julho. No app, o público poderá reportar o estado de saúde a equipes de vigilância. Uma estrutura de saúde também será montada no evento. O objetivo é monitorar doenças ou cenários epidemiológicos que precisam de uma resposta rápida como solução. 

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Sarah Mendes, as equipes vão atuar nas unidades de saúde da cidade para fazer um levantamento dos sintomas dos pacientes. “Todo esse reporte e os dados que serão coletados nos pontos médicos de atendimento vão gerar um dashboard para o gestor tomar decisão em tempo real”, disse.

Ainda segundo a secretária, as principais ameaças a serem monitoradas na Expocrato são a Covid-19, Monkeypox (varíola dos macacos), as arboviroses, como dengue e chikungunya, sarampo e demais doenças. Também haverá monitoramento de surtos alimentares, como diarreia, e eventos relacionados ao uso do álcool e drogas, que podem levar à ocorrência de violências, acidentes de trânsito e de quedas.

ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

O plano de monitoramento do evento terá a participação da secretária executiva de Vigilância em Saúde, Sarah Mendes, e técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), assim como da Superintendência de Saúde do Cariri, da Área Descentralizada de Saúde do Crato, Prefeitura do Município e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi).

Neste ano, o Festival Expocrato deve receber cerca de 500 mil pessoas. O primeiro dia foi marcado por apresentações de nomes como Léo Santana, Dilsinho e Wallas Arrais. Também haverá shows de Magníficos, Chumbi Sim Senhor, Alencar e Banda, Jefinho e Flor Florentino.

As outras datas reunirão artistas conhecidos no País, como Erasmo Carlos, Luísa Sonza, Nando Reis, Ludmilla, Elba Ramalho, Pedro Sampaio, Zé Felipe, Zé Vaqueiro, Matheus Fernandes, Wesley Safadão, Gusttavo Lima e João Gomes.


                                 o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)