Os sócios-diretores da CDL podem solicitar o Certificado Digital, (pessoa física ou jurídica) para profissionais autônomos ou suas empresas, com bônus de descontos, se comparando com o valor cheio de emissão do documento.
As empresas que ainda não têm Certificado Digital podem solicitar a expedição deste documento eletrônico na CDL de Iguatu. A entidade lojista mantém convênio com o SPC Brasil, órgão ligado à CNDL-Confederação Nacional das CDL’s, para emitir a ‘Certificação’.
Para emissão do documento para usuários que ainda não têm, ou para quem já tem, e só precisa renovar, só é necessário solicitar via telefone, ou pelo whatsapp ao serviço de atendimento da CDL, para que o documento seja providenciado. Depois o solicitante vai na CDL apenas para efetuar assinatura e receber o documento, já autenticado para uso. A Câmara de Dirigentes Lojistas disponibiliza uma colaboradora exclusivamente para fazer o atendimento ao público interessado em emitir Certificado, de segunda à sexta. O atendimento acontece das 08h da manhã às 12h e das 13h30 às 17h, para emissão de Certificado Digital para pessoa física ou jurídica.
Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, presidente da CDL, recomenda aos associados uso do Certificado Digital. De acordo com o presidente, o uso do documento eletrônico é uma tendência no mundo e está se tornando quase que indispensável nas empresas, entidades do comércio, advocacia, setor contábil, nos serviços e atendimento da saúde e no meio jurídico. Dedé Duquesa lembrou que por ser um instrumento fundamental no dia-a-dia dos profissionais a tendência é que aumente significativamente o número de profissionais no mercado fazendo o uso da assinatura eletrônica. Por isto, segundo ele, a CDL criou condições especiais para que os associados da entidade sejam beneficiados na prestação deste serviço.
BOX
Certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza, servindo como uma identidade virtual que confere validade jurídica e aspectos de segurança digital em transações digitais. É este documento eletrônico que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório. Com ele, é possível assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer diversas operações remotamente com validade jurídica.
Fonte : Jornal a Praça