O município de Cascavel, a 62,9 km de Fortaleza, passará a contar com uma unidade de saúde volta a autistas. A Unidade de Convivência do Autista foi anunciada pela Prefeitura nessa sexta-feira, 1º, que afirma ter como objetivo “promover o desenvolvimento, bem-estar e atendimento a pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.
Atendimento (UPA), o Centro de Trauma e o Centro de Hemodiálise. Nas proximidades, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está em construção e estão em projeto a Oficina Ortopédica e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II).
Segundo a Prefeitura, R$ 1,2 milhão será investido na Unidade de Convivência do Autista (UCA). O equipamento está previsto para ser inaugurado em janeiro de 2023 e ter capacidade para atender entre 250 e 300 pessoas por mês.
A gestão garante que, na unidade, a população poderá contar com equipes interdisciplinares incluindo neuropediatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta e enfermeiro.
“A UCA disponibilizará de um setor de terapias, como terapia ocupacional, psicopedagogia, estimulação precoce e sala de vivência diária”, detalha a Prefeitura. “Além do setor de atividades esportivas e recreativas, com piscina, pátio de recreação, caminhos sensoriais, horta, pomar, jardim ambiental e espelho d’água”, completa.