O coração de Dom Pedro I será enviado ao Brasil na noite deste domingo (21), mas deverá chegar ao país apenas na segunda-feira (22). A relíquia está preservada em Portugal.
O órgão foi emprestado ao Brasil para a comemoração dos 200 anos da Independência do país. A viagem será realizada pela Força Aérea Brasileira, que levará o artefato para o Palácio do Planalto, em Brasília.
Ainda no Distrito Federal, o coração será transportado para o Palácio do Itamaraty, onde permanecerá em exibição até a data da celebração. A relíquia deverá retornar para a cidade do Porto, em Portugal, no dia 8 de setembro.
Segundo declarações do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o coração será recebido de forma honrosa em Brasília, sendo anunciado por “salvas de canhão”.
“O coração do nosso D. Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro”, afirmou o presidente da prefeitura local, Rui Moreira. complementou.
Esta não será a primeira vez que partes conservadas do monarca são solicitadas a Portugal para a comemoração da Independência, pois, em 1972, o presidente Emílio Garrastazu Médici realizou a coordenação da transferência do corpo de Dom Pedro I para o mausoléu do Monumento à Independência, localizado próximo ao rio Ipiranga, em São Paulo.