Morre aos 82 anos o empresário e ex-deputado federal Nelson Otoch

Blog do  Amaury Alencar
0





O empresário e ex-deputado federal Nelson Otoch morreu neste domingo de Dia dos Pais, 14 de agosto, aos 82 anos, de mal súbito enquanto dormia, de acordo com informações de familiares.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele foi deputado federal por dois mandatos, entre 1995 e 1999 e 1999 e 2003, sendo um dos parlamentares mais influentes do País.

O velório de Nelson ocorre a partir das 16 horas deste domingo, 14, na funerária Ternura, no bairro Aldeota, em Fortaleza, conforme informações do colunista do O POVO, Eliomar de Lima.

 Após a despedida de amigos e familiares, uma missa em homenagem ao empresário ocorrerá às 20 horas. Empresário e pioneiro na exploração do turismo no Ceará, Nelson Otoch será cremado na segunda-feira, 15 de agosto.

Ele deixa a esposa, Cláudia Otoch, e dois filhos, Luciana e Jorge Otoch.

Nas redes sociais, Luciana, filha de Nelson, despediu-se do pai pontuando ser o Dia dos Pais mais difícil vivenciado por ela. 

"Hoje, talvez seja o Dia dos Pais mais duro da minha vida, mas não quero lembrar como o mais triste. Hoje, meu pai fez sua passagem e, com isso, também conseguiu sua libertação", escreveu Luciana na postagem.

A filha de Nelson Otoch, Luciana, prestou homenagem ao pai, vítima de um mal súbito enquanto dormia neste domingo de Dia dos Pais, 14 de agosto de 2022, aos 82 anos
A filha de Nelson Otoch, Luciana, prestou homenagem ao pai, vítima de um mal súbito enquanto dormia neste domingo de Dia dos Pais, 14 de agosto de 2022, aos 82 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Ela relata com pesar ainda que a morte do pai seguiu o desejo dele ainda em vida. "Tudo exatamente como queria, em casa, dormindo".

Luciana finaliza a publicação com uma declaração de amor para Nelson: "Que o Pai e todos os anjos recebam meu pai como ele merece. Amo muito você, gordinho. Pra sempre". 

Nos comentários da publicação, amigos e familiares prestam homenagens e relatam amor, carinho e pesar pela morte do ex-deputado. 

Carreira e atuações de destaque de Nelson Otoch

Apesar de ser formado em Direito, o empresário se tornou um dos pioneiros no mercado hoteleiro por conta do potencial turístico da Capital.

Ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente do primeiro hotel cinco estrelas do Ceará, o Hotel Esplanada, localizado na Beira Mar de Fortaleza. 

À época, dividia a gestão do empreendimento com seus dois irmãos, Deib e José Otoch e com Tasso Jereissati.

Nelson cursou Direito na UFC entre 1960 e 1964. Menos de um ano depois de se tornar bacherel, em 1965 assumiu a responsabilidade do cargo de procurador-chefe do Serviço de Telefônico de Fortaleza, o qual gerenciou até 1972.

Em paralelo, em 1968, ingressou no curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará, tendo se formado em 1972.

Nelson Otoch, diretor da Otoch Empreendimentos, em 27 de fevereiro de 2013
Nelson Otoch, diretor da Otoch Empreendimentos, em 27 de fevereiro de 2013 (Foto: Evilázio Bezerra)

No currículo, soma ainda participação na Associação Brasileira de Agentes de Viagem e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Ceará.

Em 1984 assumiu a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do Ceará, permanecendo no cargo até 1994.

Nelson atuou ainda como vice-presidente nacional da ABIH entre 1992 e 1996. Após terminar o mandato, ainda em 1986, passou a exercer o cargo de sócio-gerente da Otoch Participações e Administração LTDA.

Enquanto empresário teve ainda papel fundamental no desenvolvimento da Esplanada Confecções do Nordeste, da rede Mucuripe Hotéis S.A., da Importadora Otil Ltda., da Otoch Técnica Imobiliária Ltda. e da Agência de Turismo Hoje Ltda.

Nelson atuou ainda como vice-Líder do PSDB nos anos de 1995, 1997,1999 e no biênio de 2000/2002. Foi segundo-tesoureiro da Comissão Executiva Nacional do PSDB entre 1999 e 2000 e vice-Líder do bloco político PSDB/PTB em 2000 e 2001. 

(Com colaboração de Marília Serpa e Eliomar de Lima) 


O POVO     

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)