Carrefour suspende compras de frigoríficos da JBS por ligação com desmatamento ilegal

Blog do  Amaury Alencar
0


Foto: Reuters

 Nesta semana, a gigante varejista francesa Carrefour anunciou a suspensão de compras de carne bovina de dois frigoríficos pertencentes à JBS na Amazônia, onde há suspeita de que o gado abatido viria de propriedades desmatadas ilegalmente.

A decisão aconteceu logo após a divulgação de um levantamento feito pela Mighty Earth, onde aponta irregularidades nas cadeias de suprimentos das lojas do grupo.

O levantamento analisou 102 produtos de carne bovina encontrados em seis lojas do Carrefour no Brasil, incluindo três na cidade de São Paulo, e encontrou 12 provenientes de dois frigoríficos da JBS em Rondônia, nos municípios de Pimenta Bueno e Vilhena, que teriam ligação com desmatamento ilegal na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

A JBS forneceu cerca de dois terços dos produtos comercializados nas lojas analisadas, sendo um dos principais parceiros comerciais do Carrefour no mercado brasileiro.

De acordo com Sébastien Mabile, advogado da Mighty Earth, “as conclusões do relatório fornecem evidências materiais dessa ligação entre a JBS, principal fornecedora do Carrefour no Brasil, e o desmatamento. Dada a extrema gravidade desses riscos, o Carrefour deveria estar ciente deles”, pontuou.

Ainda segundo o advogado, “a divulgação do relatório agora obriga o Carrefour a interromper todas as atividades com esta empresa, pois a vigilância deve ser aplicada a todos os riscos e não apenas a alguns matadouros da JBS”, disse.

O pedido foi atendido em parte pela direção da empresa. Em nota, o Carrefour confirmou a suspensão da comercialização de carne bovina dos frigoríficos mencionada na investigação.

Tal como acontece com todos os alertas que recebemos, os casos levantados [pelo relatório] exigem uma análise cuidadosa de acordo com o processo de monitoramento do grupo. Tomaremos as medidas apropriadas com base nos resultados”, afirmou um porta-voz do grupo francês. A RFI deu mais informações.

No último dia 6, o grupo Carrefour Brasil anunciou a criação do Comitê de Florestas, composto por cinco membros voluntários, sendo dois executivos internos e três especialistas de mercado, além de confirmar a realização de um investimento de R$ 50 milhões em ações voltadas à preservação dos biomas brasileiros.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)