Crime ambiental: PM apreende mais de 30 aves silvestres em Iguatu e Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0



Mais de 30 pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) em Iguatu e em Juazeiro do Norte, na manhã desta sexta-feira, 23.

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), braço de crimes ambientais da Polícia Militar, foi responsável pela apreensão dos animais, que foram avistados em uma residência particular na zona rural de Iguatu, em Sítio Barriguda.

Ao identificar os animais como espécimes silvestres, ou seja, que nascem e vivem livres na natureza, sendo ilegal sua captividade, os policiais empreenderam busca na residência. O proprietário fugiu e ainda não foi localizado.



 Policiais militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) apreenderam mais de 30 aves silvestres em cativeiro em Iguatu e Juazeiro

Policiais militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) apreenderam mais de 30 aves silvestres em cativeiro em Iguatu e Juazeiro (Foto: Divulgação / PMCE)

As espécies apreendidas foram: dez bigodinhos, um viana (também conhecido como pássaro-pega), um papa capim e três golas (ou golinhas), uma ave exclusiva do Brasil e nativa do Nordeste do País. Os animais foram entregues à Delegacia Regional de Iguatu.

Aves silvestres: PM apreendeu espécimes em Juazeiro e Iguatu

Ao mesmo tempo, no Cariri, ocorria outra missão de apreensão de animais silvestres em captividade, desta vez em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Por volta das 16 horas, o Batalhão se dirigiu até um suposto criadouro ilegal de espécies silvestres, no Beco da Amizade.

O proprietário do local onde os animais foram encontrados não estava presente; realizava viagem até Missão Velha, na Região Metropolitana do Cariri.

Após obter a autorização da mulher, os policiais apreenderam 17 aves silvestres no local, que foram encaminhados à organização não-governamental (ONG) BiodiverSe, para passar por triagem e soltura na natureza, no futuro.

As espécies dos pássaros recolhidos são: golinhas (5), bigodinhos (4), papa capim (1), lambu (ou nambu) (1), sanhaçu (1), canário-da-terra (2), galo da campina (3).

A captura e criação de animais silvestres é enquadrada na Lei de Crimes Ambientais de 1998. A Polícia Militar do Estado do Ceará reitera que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental. Denuncie ligando 190.


                                 o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)