Foto: Thiago Rodrigues/AVSQ |
A praticamente 15 dias do 1º turno das eleições 2022, a percepção dos eleitores de Santa Quitéria é de estar em uma campanha eleitoral fria. Natural que a disputa municipal provoque ânimos mais acirrados, mas desta vez está restrita somente às pouquíssimas militâncias nas esquinas e as dezenas de bandeiras espalhadas pelas avenidas, com mínima distância entre elas.
Há relatos nas redes sociais, inclusive, de vandalismo contra ativistas de comitês, em que bandeiras estariam sendo arrancadas por jovens dentro de ônibus escolares, em seguida quebradas e arremessadas contra condutores que trafegam na via pública. De acordo com a Justiça Eleitoral, o uso desta propaganda é permitido “desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos”, sendo instalada a partir das 6h e sua retirada às 22h.
Paralelo a isso, os quiterienses seguem sendo visitados em seus lares pelos entrevistadores dos institutos de pesquisa, sobre as intenções de voto para deputados, governador, senador e presidente. Considerando as que estão registradas na Justiça Eleitoral, em um mês, foram nove pesquisas feitas no município, sendo a maioria (três) da Invox Brasil, afora as de consumo interno para os grupos políticos.