O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto reforçou a proibição do uso do telefone celular na cabine de votação nas Eleições Gerais de 2022, em visita ao município de Tauá nesta sexta-feira (02), para inaugurar uma mini-usina de enegia solar para abastecer o Fórum Eleitoral da 19ª Zona.
"Celular sempre foi proibido, é dogma constitucional para garantir a inviolabilidade do voto", disse. Em entrevista, ele também garantiu a segurança da urna eletrônica e falou sobre a presença das Forças Armadas em 10 cidades cearenses, entre elas, Tauá, para garantir a segurança do pleito.
Inauguração
Prefeita Fátima Veloso, Des. Inácio Cortez e Juiz Eleitoral Dr. Ireilton Freire inaugura usina fotovoltaica
Inacio Cortez, inaugurou a Usina Fotovoltaica do Fórum Eleitoral de Tauá e em seu discurso, o desembargador falou sobre a importância da iniciativa: “É necessário entender que a natureza e o desenvolvimento não estão em lados opostos, muito pelo contrário, o caminho é a produção econômica a partir da natureza”.
O presidente ressaltou que “a usina fotovoltaica de Tauá é a terceira usina inaugurada pelo TRE do Ceará”. O Tribunal também está em processo de licitação para a instalação de mais duas usinas, em Itapipoca e no Crato.
O juiz eleitoral da 19ª Zona Eleitoral, Francisco Ireilton Bezerra, também falou sobre a importância da usina para o meio ambiente e para economia de gastos do Tribunal.
Também estiveram presentes a prefeita de Tauá em exercício, Fátima Veloso, o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Rommel Conrado; a juíza auxiliar da Corregedoria, Bruna Rodrigues; o secretário de Administração, Benedito Sérgio Monte; a secretária da Presidência, Cecília Arruda, o secretário da Corregedoria, Pedro Bruno Trigueiro; a assessora de Segurança e Logística, tenente-coronel Fátima; a coordenadora de Eleições, Edna Sabóia; juízes(as) eleitorais da região e vereadores(as).
Veja a entrevista
Repórter Wilrismar Holanda
Imagens: Miquéias Holanda - NIC/PMT
*Com informações do TRE/Ceará