Alunos fazem manifestação na UFC contra cortes de verbas na educação

Blog do  Amaury Alencar
0


Alunos da UFC realizaram manifestação contra o bloqueio de verbas(foto: Bemfica de Oliva/O POVO)

Alunos da UFC realizaram manifestação contra o bloqueio de verbas(foto: Bemfica de Oliva/O POVO)



Alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam manifestação na tarde sexta-feira, 7, contra o corte de verbas anunciado pelo Governo Federal. Os estudantes ocuparam a reitoria da instituição, localizada no bairro Benfica, e realizaram o bloqueio da avenida da Universidade.

Os manifestantes gritaram palavras de ordem e exibiam cartazes contra o Governo Federal. Na ação, o portão da sede da reitoria foi derrubado, mas foi recolocado após alguns minutos do fim do ato.

A mobilização foi organizada após a publicação de uma norma que definia mais um contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação. O decreto foi assinado na última sexta-feira, 1º, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A decisão afetaria a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 


 No documento, era oficializado um corte de 5,8%, resultando em uma redução de R$ 328,5 milhões. Este valor, se somado ao montante que já havia sido bloqueado ao longo do ano, totalizaria R$ 763 milhões retirados das universidades federais do orçamento que havia sido aprovado para este ano.

O MEC foi muito pressionado pelos alunos, universidades e entidades do setor da educação, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na tarde desta sexta-feira, 7, o Governo voltou atrás na decisão, como anunciado pelo ministro da educação, Victor Godoy. O titular confirmou que haverá a liberação dos recursos para as instituições federais.  

 


                                     O POVO 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)