Viralizou nesta semana, vídeo que traz o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) afirmando que estudantes das universidades federais merecem ser queimados vivos. O conteúdo é do dia 9 de outubro, mas repercutiu essa semana após o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, fazer uso de um trecho do vídeo para criticar o parlamentar.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, a fala foi feita após o parlamentar criticar os protestos realizados por alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contra o corte orçamentário na instituição.
O deputado federal Bibo Nunes (PL), afirmou em vídeo que estudantes de universidades federais merecem ser queimados vivos. O conteúdo é do dia 9 de outubro, mas viralizou nesta semana. pic.twitter.com/RVLFgPTbYm
O deputado direcionou ofensas aos estudantes e fez referência a uma cena do filme Tropa de Elite.
“Esses são os alunos da UFSM que foram protestar. 'Viva Lula, Lula lá'. Vocês são a vergonha, a escória do mundo. Vocês tem que viver no lixo, no esgoto, porque vocês não produzem nada. Seus coitadinhos, é o filme Tropa de Elite. Sabe o que aconteceu? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadinhos - aqueles riquinhos ajudando pobres. Se deram mal, queimaram vivos dentro de pneus. E é isso que os estudantes alienados, filhos de papai que têm grana, merecem.”
Nunes ainda afirmou que os alunos dependem da mesada dos pais e que “compram maconha, compram cocaína do traficante que trafica armas para dar para bandidos''.
Paulo Burmann, reitor da UFSM, respondeu os comentários de Nunes nas redes sociais e considerou o ataque “injusto e covarde”.
“Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto, e que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano. Propositadamente, ataca a instituição, seus servidores, gestores e seus estudantes sem nenhum conhecimento de causa”, respondeu.
Em 2013, mais de 100 alunos da instituição morreram no incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria.
o Povo