Na próxima segunda-feira, 24, será realizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, em Crato, a Cerimônia de Beatificação de Benigna Cardoso. O ato será presidido pelo Cardeal Arcebispo de Manaus-AM, Dom Leonardo Ulrich Steiner – OFM, enviado pelo Papa Francisco para a Solene Liturgia.
A programação terá início às 15h com o Momento da Misericórdia, sob a coordenação da Comunidade Missão Resgate. Às 16h, o público prestigiará o musical “A Hora do Martírio” dirigido pela Comunidade Filhos Amados do Céu e Padre Monteiro. Às 17h, terá início a liturgia solene da beatificação da Serva de Deus, presidida pelo Cardeal, Dom Leonardo Ulrich Steiner, enviado pela Santa Sé para a ocasião.
As festividades voltadas à Serva de Deus seguirão no dia 25 de outubro em Santana do Cariri, cidade onde viveu a mártir. Às 14h, uma carreata com a imagem de Benigna sairá do Crato até Santana do Cariri. Está prevista uma procissão com destino à Paróquia Sant’Ana, onde será celebrada a Missa Solene e a entronização da imagem.
Processo de beatificação
Foi no período de março a setembro de 2013 que ocorreu o processo diocesano de beatificação da Mártir Benigna Cardoso. Dois anos antes, sob a coordenação do Monsenhor Vitaliano Mattioli foi iniciada a coleta de documentos e depoimentos de testemunhas para a elaboração do processo de beatificação de Benigna Cardoso.
O sacerdote italiano foi o postulador da causa de beatificação em sua fase diocesana. Já a fase romana do processo de beatificação da Mártir Benigna teve início em 2013.
A jovem Benigna foi reconhecida pela Igreja Católica por sua vida de virtudes, caridade, benevolência e pureza que resultaram em seu último ato heroico em defesa de sua castidade, aos 13 anos de idade, quando martirizada por recusar um relacionamento sexual. (Com informações do site da Diocese de Crato)