A falta de pagamento do transporte escolar tem deixado alunos de algumas região de Acaraú sem transporte para ir a escola. No início da semana um áudio que foi atribuído a um motorista, comunicava em um grupo de rede social que estava sem condições de abastecer o veículo por conta do atraso no pagamento.
Ele disse nos áudios que iria na Secretaria de Educação para resolver a situação para colocar combustível para fazer a rota. Em seguida enviou um outro áudio informando que não rodaria a tarde e no resto da semana até que o pagamento fosse realizado e que a secretaria já estava ciente da situação. O motorista disse que não queria parar, mais já tinha usado todos os meios para abastecer o veículo.
Moradores da região em que o motorista faz a rota tem registrado nas redes sociais a falta do transporte escolar. “É uma falta de respeito, de compromisso e responsabilidade ao povo das comunidades, crianças que necessita do transporte para chega ao colégio e não ter é inadimissivel. Chega de ficarmos calados sem falar nada, essa falta de compromisso faz com que alunos deixem de ir para salas de aula, gente nossas crianças são o futuro de amanhã vamos ter consciência.”, escreveu um morador da região.
Um professor da rede municipal da comunidade de Olhos D’água, também relatou sua indignação nas redes sociais e cobrou a gestão municipal. Relatou que por conta da falta de transporte, um pai foi pegar seus filhos de carroça. “O rapaz do transporte não tem culpa, vocês tem a obrigação de resolver essa situação, não está mentindo que o transporte de Ostras e Olhos D’água está em concerto, que nem vi em uma planilha que estão mandando para as escolas estaduais”, escreveu.
Já na região de Macajuba, circulou dois comunicados em grupos de escolas nas redes sociais sobre a falta de transporte escolar. Um direcionado as famílias comunica: “Boa tarde Famílias! Passando para avisar que amanhã o ônibus que faz a rota Caboclinhos e Macabeu não virá, nem manhã e nem tarde. Desde já agradecemos a compreensão!”.
Já um comunicado em outro grupo escolar dizia: “Boa noite! Passando pra avisar que o ônibus que faz a rota do Macabeu amanhã continuará sem fazer a rota. Provavelmente a semana inteira, fico informando aqui pelo grupo. Desde já agradeço a compreensão!!!”.
O Vice-Prefeito de Acaraú, Mano da Melancia (PSB), já havia denunciado a falta demoradamente no transporte escolar da região de Lagoa do Carneiro, durante entrevista concedida a uma rádio local.
Um dos motivos do transporte escolar no Brasil é facilitar e garantir o acesso à escola tanto aos estudantes da zona rural, como aos alunos da área urbana que vivem distantes das unidades escolares. Mas em Acaraú os alunos estão perdendo aulas por conta da falta constante do transporte escolar. Para os filhos não perderem aula, alguns pais gastam os poucos recursos que tem com transporte, ou fazem como o pai de alunos de Olhos D’água, que transporta os filhos em uma carroça.
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado – TCE, o município de Acaraú já realizou até o mês de agosto deste ano, 17 pagamentos que somam R$ 3.483.465,19 (Três Milhões, Quatrocentos e Oitenta e Três Mil, Quatrocentos e Sessenta e Cinco Reais, e Dezenove Centavos), a empresa Quality Transportes e Serviços Eirele para o transporte escolar.
Com informações do portal O Acaraú – Foto: Divulgação