A Unidade Estadual do IBGE no Ceará oferta 269 vagas para o cargo de recenseador, distribuídas em 26 municípios do Estado. Dentre as cidades do Sertão Central com vagas disponíveis estão: Milhã (3 vagas) e Quixeramobim (14). As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 14. O processo referente a Quixeramobim ocorre na agência do IBGE, que fica no centro de Quixadá.
Para concorrer ao cargo de recenseador, alguns critérios básicos são requeridos, como: ter concluído o ensino fundamental e comparecer ao local de inscrição portando documento com foto.
A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta e transmitir regularmente os dados das entrevistas coletadas. Como a remuneração é por produção, ela pode variar consoante o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
Por que o recenseamento é importante?
O censo (recenseamento) possibilita conhecer o país, os estados e os municípios. Com as informações do censo, o Governo pode identificar os locais onde é mais importante investir em saúde, educação, etc.; descobrir lugares que necessitam de programas de incentivo ao crescimento econômico; e distribuir melhor o dinheiro público.
Como as informações coletadas pelo Censo são importantes para o futuro do Brasil, todas as pessoas são obrigadas a responder ao recenseamento. Mas não há motivo para preocupação: as respostas de cada um são confidenciais. Tanto a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas ao IBGE quanto o sigilo que protege as informações prestadas são garantidos por lei (Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973).
Quixeramobim Agora