Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o presidente do Brasil pela terceira vez. Ele venceu a eleição presidencial de 2022 contra o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A eleição é a mais apertada de todos os tempos.
Com 98,56% das urnas apuradas ele tem 50,8% dos votos, um total de 59.405.083 eleitores. Bolsonaro tem 49,19% dos votos, com 57.500.374. Lula passou à frente às 18h44min. Os dois travaram a mais apertada disputa em eleições presidenciais da história do Brasil. É a primeira vez que um presidente candidato à reeleição não é reeleito.
Mais uma vez, o Nordeste foi crucial na eleição do candidato petista.
Lula toma posse em 1º de janeiro, quando Bolsonaro sai do cargo.
O presidente da República
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputaram a Presidência do Brasil neste segundo turno. O eleito para o posto tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
O Congresso Nacional e o presidente
A eleição transformou o Congresso Nacional no mais conservador da história do período democrático do País, considerando o resultado obtido nos principais colégios eleitorais.
Blog do Amaury Alencar o Povo