Foto: Reprodução SEMA
Os membros do Conselho Gestor do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) serão empossados nesta sexta-feira (14). O ato acontece durante a 1ª Reunião Ordinária do FEMA, prevista para começar às 9h30, no auditório do Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza.
O evento deve contar com a presença do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, e de um representante da Controladoria Geral do Estado (CGE) que vai apresentar palestra sobre o Fundo Estadual. Na ocasião, os novos conselheiros vão analisar e aprovar o Regimento Interno.
Para Bruno, o momento vai entrar para a história do ambientalismo no Ceará. “O FEMA chega na hora certa, vai viabilizar recursos para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Será um grande suporte financeiro, técnico e material à execução das políticas, planos, programas, projeto de ambientais, assim como para o aperfeiçoamento e a modernização da gestão das políticas e órgãos públicos estaduais responsáveis pelas questões da sustentabilidade”, explica.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), “o fundo ambiental é um instrumento de natureza contábil, financiador, responsável por captar e gerenciar recursos financeiros destinados a projetos socioambientais”.
Tomarão posse como membros do Conselho Gestor do Fundo Estadual do Meio Ambiente: secretário Artur Bruno (SEMA; superintendente Carlos Alberto Mendes (Semace); Tenente Coronel Eric Barros Menezes (BPMA); Daniel Aguiar Camurça (APRECE); Marcela Saldanha de Lima Ferreira Girão ( PGE); Maria Dias Cavalcante (COEMA); Nathan Ortiz Klassmann (SEFAZ); Daniel Fernandes Costa (Associação Caatinga) e Cláudia Maria de Souza Bezerra (Grupo de Interesse Ambiental). Conforme Decreto 34.314, de 20/10/2021, que regulamenta o FEMA, o gerenciamento financeiro do Fundo Estadual será exercido pela SEMA.