A beatificação de Benigna Cardoso da Silva acontece nesta segunda-feira, 24, na Diocese de Crato. A cerimônia será presidida por dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), que vem ao Cariri acompanhado de uma comitiva de mais de 400 pessoas. Entre os integrantes estão bispos, padres e outros religiosos que buscam fortalecer os laços de fé dos fiéis.
A beatificação da menina Benigna ocorre no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. Na ocasião, o cardeal da Amazônia, escolhido pelo próprio papa Francisco para presidir a cerimônia, será acompanhado por 36 bispos, 200 padres e 200 seminaristas. “Será um belíssimo exemplo para nós no seguimento de Jesus”, disse dom Leonardo, em vídeo.
Com a beatificação, a menina Benigna será a primeira santa cearense. Ela foi martirizada aos 13 anos de idade (24/10/1941) após ser morta em uma tentativa de estupro. A jovem foi "canonizada" pelo povo, que passou a pedir-lhe graça. Em 3 de outubro de 2019, o papa Francisco autorizou a beatificação da menina morta, abrindo caminho para a canonização no Vaticano.
De acordo com a organização do cerimonial, a expectativa é que o arcebispo Leonardo Steiner faça a homilia para um público de cerca de 60 mil peregrinos. O evento, marcada para às 17 horas, ainda contará com a participação da governadora Izolda Cela.
PROGRAMAÇÃO DA BEATIFICAÇÃO DE BENIGNA
Dia 24/10/2022
Onde: Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante
15 horas – Momento da Misericórdia (Geraldino e Comunidade Missão Resgate)
16 horas – Musical “A hora do Martírio” (Padre Monteiro e Comunidade Filhos Amados do Céu)
17 horas – Celebração da Beatificação
Dia 25/10/2022
Onde: Santana do Cariri
14h30min – Louvor e acolhida dos peregrinos (Inhumas, Santana do Cariri)
15 horas – Saída da carreata, de Crato, com a imagem de Benigna para Santana do Cariri
15h30min – Caminhada com o quadro de Benigna do Santuário, em Inhumas, até a entrada de Santana do Cariri
16h30min – Acolhida da carreata e início da procissão
17 horas – Missa solene e entronização da imagem de Benigna na matriz de Santana do Cariri
Fonte: Diocese de Crato
bLOG DO AMAURY ALENCAR O POVO