Realizada na noite desta quinta-feira, 20, no campus da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Iguatu, solenidade de colação de grau, presidida pelo Reitor em Exercício da instituição, Professor dr. Carlos Kleber de Oliveira. Colaram grau formandos dos cursos de Enfermagem (34) e Educação Física (10). Durante a solenidade também estiveram presentes pró-reitores da Instituição, como a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Professora Ana Maria Parente, e a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Cecília Raiffer, Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Professor Fábio Hideki Yamada, a diretora do campus, Natália Bastos, coordenadores de curso e professores.
O evento aconteceu na quadra Poliesportiva do Campus Multi Institucional Humberto Teixeira. As turmas foram representadas pela oradora, Diana Chaves Alexandre, que destacou em seu discurso, a necessidade de seguir na realização de sonhos e com novas perspectivas. Ela também lembrou dos grandes desafios enfrentados nesse período de estudo, a exemplo da pandemia, que levou tantas vidas. O Paraninfo Oficial, Professor Evaldo Gomes Junior, destacou as lutas e dificuldades de todos para chegar até a conquista da finalização do curso, numa das melhores universidades públicas do Brasil, e obter finalmente a formação. Ele ressaltou que esse ano tem sido cheio de desafios, mas que faz com que todos lutem para vencer e desejou sucesso a todos no novo ciclo.
O Reitor em Exercício, Professor Carlos Kleber, justificou inicialmente a ausência do Reitor da URCA, nesse momento em missão internacional, durante evento no México, representando a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a qual é presidente. ‘Os novos formandos em Enfermagem e Educação Física, ao receberem a outorga, assumem compromissos éticos e a defesa cada vez mais intensa de políticas públicas, que promovam a emancipação humana’, disse. Ele destacou a importância de defesa da ciência, diante do contexto atual, que nega essa condição.
Professor Kleber frisou os avanços da universidade, com recredenciamento de oito anos da URCA e a conquista da elevação de unidade para os campi de Iguatu, Missão Velha e Campos Sales, e o novo concurso da URCA, com 184 vagas, 45 delas para Iguatu, incluindo o esforço do Governo do Estado e da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do esforço da administração e de toda a comunidade acadêmica para essa conquista. A diretora do campus, Natália Bastos, disse que esse era um momento de alegria e saudade. “Toda colação de grau para nós é um motivo de júbilo, de uma história que começou lá atrás”, afirma. Ela abordou a expansão do campus em sete anos de criado, e agora uma reforma, com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, que vem sendo realizada, de forma estrutural, envolvendo toda uma luta em prol da educação. A docente ainda lembrou de todo um processo de luta do campus, um deles, o momento da conquista da gratuidade de taxas, no reitorado do Professor Plácido Cidade Nuvens.
A cerimônia, segundo ela, acontece com a maioria dos alunos vindos da escola pública, mesmo com todos dos retrocessos que a educação pública vem sofrendo ao longo dos anos, beneficiados com políticas públicas afirmativas, para a correção de erros históricos, além da inclusão, com bolsas voltadas aos estudantes, como a bolsa auxílio creche e a luta constante pela qualidade do ensino, entre outros importantes benefícios.