O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), repete no pleito eleitoral desse ano a força política demonstrada em eleições anteriores. Com base na votação dessa eleição, Zé Helder, avança forte para as eleições municipais de 2024.
Cumprindo o quarto mandato à frente da Prefeitura de Várzea Alegre, no primeiro turno das eleições, Zé Helder apoiou o candidato a governador do Ceará, Elmano de Freitas, que obteve no município, 17.365 votos, ou 75,18% dos votos totais. Elmano foi eleito governador do Ceará no primeiro turno.
Distante, a oposição deu ao Capitão Wagner (UB) 20,27%, um total de 4.682 votos.
Roberto Cláudio obteve 1.029 votos. O candidato foi apoiado pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT), num entendimento com o prefeito Zé Helder.
A votação dada a Lula foi a mais expressiva no município. Com apoio de Zé Helder e do grupo político dele, lula teve 79,99%, dos votos dos varzealegrenses no primeiro turno, isso equivale a 19.451 dos votos válidos.
O potencial de votos de Zé Helder é mais evidente ainda quando a eleição é para deputados.
O deputado federal apoiado pelo prefeito, Domingos Neto (PSD), foi o mais votado em Várzea Alegre com 23,60%, ou seja, 5.449 dos votos válidos.
Guilherme Landim (PDT), candidato a deputado estadual apoiado por Zé Helder, também foi o mais votado no município. Landim obteve 26,11% dos votos, o equivalente a 5.936.
Na corrida ao senado, com apoio de Zé Helder, Camilo Santana (PT), obteve 82,61% dos votos da população de Várzea Alegre, correspondendo a 16.725 de votos.
O grupo político liderado por Zé Helder em Várzea Alegre aumenta ainda mais essa percepção de força eleitoral para 2024.
Mauro Filho (PDT), com o apoio do empresário Carlos Kleber, vereador Robério Vieira e outras lideranças como Dr. Pedro Sátiro e o médico Carlyle Aquino, recebeu 12,41%, ou 2.866 votos. Foi o segundo mais votado no município.
Zé Guimarães, deputado federal do PT, recebeu 1.427 votos, ou 6,18%, dos varzealegrenses votaram nele, que foi apoiado pela vereadora Ciete do Sindicato (PT), do partido da base do prefeito.
André Figueiredo (PDT), também eleito deputado federal, com apoio do vice-prefeito Dr. Fabrício, do grupo de Zé Helder, obteve 1.012 votos.
O deputado federal Denis Bezerra votado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), da base do governo, recebeu em Várzea Alegre, 681 votos.
O deputado estadual Julinho (PT), teve em Várzea Alegre 1.688 votos. Ele foi apoiado pelo vereador Robério Vieira, que é da base do prefeito.
Com base nessa votação expressiva em Várzea Alegre, que tem 31.399 eleitores aptos a votar, Zé Helder segue forte para indicar seu sucessor nas eleições municipais de 2024. Mas, ele disse que só vai tratar dessa questão no momento oportuno.
Foto divulgação - Redes Sociais