O dia 05 de novembro é festejado no município de Araripe com diversas manifestações religiosas e culturais, com a realização de uma missa e uma cavalgada em homenagem a Frei Damião. no percurso os violeiros e aboiadores fazem suas apresentações, esse ano a saída será do Sitio Sossego, residência de Roberta Almino e Dr. Demétrio e a concentração da cavalgada terá início a partir do meio dia do sítio sossego até a cruz do monte, convém ressalta que inclusive que essa data é feriado municipal na cidade.
Frei Damião de
Bozzano, Filho
dos camponeses Felice (Félix) Giannotti e Maria Giannotti, nasceu na aldeia de
Bozzano, município de Massarosa, na Toscana, Itália.
Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. Nessas andanças, Frei Damião deixou suas marcas na cidade de Araripe comos seus pés moldados numa pedra de cimento, reuniu multidões no município e disseminou a palavra de Deus.
No alto da Cruz do Monte, Frei Damião ganhou uma estátua em sua homenagem, tem diversos objetos pessoais seus que contam sua história pela cidade e ali foi construída uma igreja. Todos os anos, romeiros de diversas cidades da região, inclusive de fora do estado, participam das festividades que culmina com uma missa que será celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Magnus e pelo Padre Édipo Israel. Para fazer justiça,
o grande incentivador dessa romaria e veneração a
Frei Damião em Araripe, foi o Padre Raimundo Araújo, então
pároco local, que acolhia sempre o Frei e depois de ouvir relatos de curas e
milagres atribuídos decidiu por promover essas romarias de fé.
A cavalgada é uma homenagem ao sertanejo vaqueiro, agricultores e aos artistas populares que todos os
anos saem em desfile nos seus cavalos de um sítio até o local aonde será
celebrada a missa (Cruz do Monte), com suas imagens e cânticos para homenagear
Frei Damião.
esse ano a saída será do Sitio Sossego, residência de Roberta Almino e Dr. Demétrio e que terá Raimundo de Geni, pai da Roberta Almino como homenageado desse ano pelos vaqueiros.
Homem integro, trabalhador e que muito bem representava a fibra do povo sertanejo e do cidadão Araripense. Raimundo de Geni, foi criador de gado, plantador de mandioca, fabricante de farinha e construiu sua vida sempre com atividades ligadas ao campo, sendo muito querido em todo o município.
Filho de Manoel Raimundo ( grande produtor rural no século passado) e Geni( dona de casa guerreira exemplar), casado com Dona Fran, teve três filhos (Roberta, Rose e Roniel) e 21 irmãos.
O
organizador Artur Cabelereiro, grande liderança dos vaqueiros na cidade, espera
uma expressiva representação de cavaleiros e a presença de tocadores,
sanfoneiros, repentistas, aboiadores e poetas populares.
O Deputado Fernando Santana, devoto de Padre Cícero e Frei Damião, já se comprometeu a dialogar com a Diocese e a Paróquia para viabilizar com o próximo governador Elmano, a melhoria do local de romaria, na parte de infra-estrutura, urbanismo, paisagismo e se for o desejo da comunidade católica, a erguer uma estátua maior para o santo popular Frei Damião, como incentivo ao turismo religioso e local cultivador da fé do nosso povo.