Será aberta às 16 horas de hoje, no Centro de Artes Violeta Arraes, da Universidade Regional do Cariri (URCA), a exposição A Deriva e o Lugar do Tempo do Crato – Coletiva e Workshop do fotógrafo e jornalista, Marcelo Zocchio. A exposição coletiva é resultado do workshop conduzido pelo artista com alunos do Curso de Artes Visuais da Universidade. O evento marca o encerramento do Festival Sérvulo Esmeraldo 93, iniciado no último dia 14 de novembro, na sua terceira edição.
O Festival traz como temática este ano, “Arte para Todos fazendo Arte”. Grandes nomes da arte contemporânea brasileira estão presentes na cidade, integrando uma vasta programação presencial e virtual, totalmente gratuita durante os 12 dias do evento. O FSE 93 lança luz sobre a arte pública, fomentando a criação, formação, pesquisa e fruição estética por meio de ações colaborativas, dinâmica que colocará em evidência o Cariri contemporâneo, meta do Festival, que vem se consolidando no calendário artístico-cultural e turístico do Ceará.
Centrado no intercâmbio de mão dupla e no imperativo do conhecimento na formação artística e de público para a fruição das artes visuais, a programação do FSE 93, em formato on-line e presencial, investe em Residências Artísticas e, nesta edição, com nomes consagrados como o de Regina Silveira, Leda Catunda, Marcelo Zocchio e do artista-educador Paulo Portella Filho. É em torno deles e de suas experiências que o Festival se movimentará, numa programação que contempla: exposições, master class, palestras, workshops, seminários on-line e vivências ambientais.
Esta edição tem como expoente a renomada artista Regina Silveira, que possui ativa participação em bienais e outras mostras de relevância internacional. Suas obras de grande impacto estão representadas em importantes coleções públicas e privadas do Brasil e exterior. Como artista residente do FSE 93, ela realizou a exposição individual Portal, que abriu o FSE 93 e permanece aberta à visitação pública e gratuita durante todos os dias do FSE 93, no Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA, no Centro do Crato.
Exposição
“Em Portal, a renomada artista Regina Silveira apresenta duas obras que já correram mundo, iluminaram museus e centros culturais no Ocidente e, também, no Oriente, cada uma no seu tempo e em contextos específicos. Expostas em duo pela primeira vez, em articulação direta com o tema do Festival Sérvulo Esmeraldo 93 – Arte Para Todos Fazendo Arte, o ineditismo do conjunto nos convoca a pensar. As obras “Intro” e “Limiar” na Galeria do Centro Cultural do Araripe, famosa estação do “Sonho Azul” do Crato, são uma bem-sucedida equação da mente inquieta de Regina Silveira, pródiga em cobrir de sentidos o que antes parecia vazio”, explica Dodora Guimarães, curadora e idealizadora do Festival Sérvulo Esmeraldo.
O Festival Sérvulo Esmeraldo 93 é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Lei do Mecenato) e da Secretaria de Turismo do Estado. Com agradecimentos à Enel, o evento conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Violeta Arraes; da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri (ICC); e do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac