Exército suspende a Operação Pipa em Aiuaba, Arneiroz e outros 3 municípios do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Operação Pipa, do Governo Federal, está com atividades paralisadas em pelo menos cinco municípios do Ceará. Com recursos e execução sob responsabilidade do Exército, a ação ocorre em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e é responsável por levar água potável às zonas rurais. Aiuaba, Arneiroz, Beberibe, Irauçuba e Quixadá são as cinco localidades do Estado com atividades 'temporariamente suspensas'.

As informações constam no site "Portal da Operação Pipa", do Exército, referente a este mês de novembro. Lá estão presentes dados relacionados aos municípios brasileiros onde a ação é executada. Ao todo são 468, com 1.628.865 habitantes atendidos, por 3.348 pipeiros — motoristas cadastrados para a distribuição de água nas cidades.

Ceará totaliza 34 municípios e 147.085 cearenses beneficiados. Em maio deste ano, eram três cidades sem abastecimento de água potável. Os dados dos meses ou anos anteriores não constam no portal.
O POVO entrou em contato com a assessoria de comunicação do Exército, mas até a publicação desta matéria não teve retorno. Pela regra do programa, cada família precisa receber 20 litros de água diariamente por morador. Desta forma, uma residência com três integrantes receberia 60 litros por dia.

Aiuaba está com situação de emergência reconhecida pelo MDR

Ontem (24), a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Aiuaba. 

A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União. 

O município de Aiuaba fica na Região dos Inhamuns, com uma população de 16.207 habitantes, segundo estimativa do IBGE, e atravessa prolongada estiagem. O Decreto foi assinado pelo Prefeito Ramilson Moraes e reconhecido pelo MDR.  

                  Blog do Amaury Alencar O Povo Online 


إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)